Sentimentos

Por: Luzia S. Rodrigues Boa Vista-RR 08 de março de 2019.

08.03.2019

Os sentimentos sentidos, observados, compartilhados e por que não dizer experimentados, por pessoas em situação de violência física, psicológica, sexual e tantas outras, são feridas que não cicatrizam, mesmo que a fonte causadora tenha cessado, ainda assim as marcas permanecem. Nesse emaranhado de formas de violência, sobra também um emaranhado de sentimentos, tanto daquelas envolvidas diretamente na situação de violência, como das outras, envolvidas no atendimento àquelas. Fatos experimentados por profissionais de enfermagem, em um serviço de atendimento àquelas. Nesse universo de tantas interrogações, como não dizer que as pessoas que atendem aos mais diversos casos, contextualizados como o resultado de um ato violento, que acabam envolvendo sentimento dessas profissionais aos daquelas, como uma rota emocional de autoproteção, sendo às vezes sentimento de revolta, angustia e/ou impotência diante de fatos compreendidos como absurdos, abusivos, percebidos como se não fora praticado por um ser chamado de humano.

Àquelas, muitas vezes não conseguem demonstrar com clareza, ou as outras não conseguem captar com esta clareza o comportamento manifestado, que possa ser definido como este ou aquele sentimento, ou seja, a complexidade da violência é tão grande que as amarras que formam a capa protetora da sobrevivência dessa vítima, não permitem a possibilidade da auto expressão, seja de tristeza, decepção, raiva ou outro sentimento, dificultando ainda mais a pratica de uma possível ajuda. Nessa onda, percebe-se a grande dificuldade de acesso a esse universo sentimental dessa mulher. Ora, é compreensível, a necessidade da mulher esconder os seus machucados, físicos, emocionais e psicológicos, pois a causa de tudo isso expressa vergonha, perda, fracasso. Ninguém gosta de ser reconhecida pelo seu fracasso.

O inverso é diferente, fazemos questão de dizer a todos com muita firmeza quando estamos apaixonadas, amando o nosso ‘amor’, por que ele é perfeito, é a realização de um desejo, de uma expectativa e a sociedade não vai lhe criticar.  

Desejamos que todas as mulheres possam viver os seus momentos de paixão e amor todos os dias, com muito equilíbrio.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem de Roraima

R. Rocha Leal, 296 - São Francisco, Boa Vista - RR, 69305-097

(95) 3623-7352

corenrr@gmail.com


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 17:00

Loading...